Pós-Graduação
Semipresencial
OBJETIVO DO CURSO
O curso de pós-graduação lato sensu em Planejamento, Manejo e Restauração de Áreas Verdes, atende à demanda criada pelas legislações ambientais e visa dar formação continuada a profissionais da área ambiental atuando com recursos naturais renováveis e restauração de ecossistemas degradados.
O aluno é preparado e atualizado através do conhecimentos técnico-científicos para atuar no planejamento, implantação e monitoramento de projetos de restauração em áreas verdes urbanas e rurais, promovendo a recuperação ambiental de zonas degradadas baseadas nos princípios legais, técnicos e ambientais.
Profissionais com ensino superior nos seguintes cursos:
​
-
Arquitetura e Urbanismo;
-
Engenharia Civil;
-
Engenharia Ambiental;
-
Agronomia;
-
Engenharia Florestal;
-
Engenharia Agrícola;
-
Zootecnia;
-
Biologia;
-
Outros profissionais vinculados às áreas técnicas, gerenciais e estratégicas de consultoria ambiental;
-
Profissionais que possam vir a ocupar cargos de planejamento e gestão urbana-ambiental no setor público e privado, organizações não-governamentais.
PÚBLICO ALVO
HORÁRIO DAS AULAS
As aulas são de forma síncrona e assíncrona. São concentradas em sábados, no horário das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
METODOLOGIA DE ENSINO
O curso está estruturado em 16 componentes curriculares (disciplinas) e 02 visitas técnicas com duração total de 380 horas. As atividades são desenvolvidas no DCA/CCTS/UFSCar - campus de Sorocaba - SP.
​
A carga horária semanal é de oito (8) horas, considerada a unidade didática do curso.
As disciplinas adotam métodos de ensino em que os alunos participam de forma ativa, com tarefas, exercícios e metodologias interativas que estimulem a pesquisa e discussão dos temas propostos. Cada disciplina terá aulas presenciais e, quando couber, práticas de campo (visitas técnicas, análises e coletas de dados).
​
Durante o andamento do curso são realizadas duas visitas técnicas à campo, que poderá ocorrer nas dependências da Universidade ou fora dela, para o desenvolvimento de forma prática dos conteúdos ministrados nas disciplinas
FORMA DE AVALIAÇÃO
As avaliações são contempladas por exercícios, análise de casos práticos, questionários, elaboração de relatórios, participação em fórum de discussões, apresentação de seminários e/ou prova escrita.
Trabalho de conclusão de curso (TCC): O curso não exige entrega de Trabalho de Conclusão de Curso.
Certificado de conclusão:
O estudante deve:
- Obter aprovação em todas as disciplinas, com nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina;
- Apresentar frequência de pelo menos 75% às atividades do curso.
Os participantes que, ao concluírem o curso, tenham atendido satisfatoriamente todas as exigências de avaliação e frequência, receberão o certificado de conclusão do Curso de Especialização (Pós-graduação lato sensu) em Planejamento, Manejo e Restauração de Áreas Verdes emitido pela Universidade Federal de São Carlos e certificado pelo MEC.
TUTORIA
Almejando contribuir para a evolução profissional dos alunos, nossos tutores intermediam e acompanham todo processo dos alunos nos cursos.
​
Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o tutor faz a ponte entre aluno-docente, orienta de forma geral quanto aos conteúdos e atividades, contribui para resolução de dúvidas e suporte durante as aulas síncronas, assíncronas e em aulas práticas.
​
Dessa forma, o aluno pode ter maior aproveitamento do curso de forma dinâmica, interativa e independente, para contribuir diretamente no seu aperfeiçoamento profissional.
INFRAESTRUTURA
As atividades são desenvolvidas no DCA/CCTS/UFSCar - campus de Sorocaba - SP.
São utilizadas como suporte as instalações do laboratório de informática e apoio do Laboratório de Sementes e Mudas (LASEM), do Viveiro Florestal Carlos Alberto Martinelli em Sorocaba e dos plantios da Rede de Áreas de Pesquisa em Restauração em Zonas Secas distribuídos em várias cidades do estado de São Paulo.
COMPONENTE CURRICULAR (DISCIPLINAS)
Clima e qualidade ambiental de áreas urbanas: uma abordagem vegetacional e climática
20h
Indicadores urbanos e ambientais e monitoramento de áreas de restauração ecológica
20h
Manejo de Áreas verdes, arborização urbana e paisagismo ecológico
20h
Princípios de identificação de espécies florestais aplicados à restauração de áreas verdes
20h